sexta-feira, 20 de março de 2009

América reza pela sorte de um cavalo

América reza pela sorte de um cavalo
24 Maio 2006

O drama da vida real do momento nos Estados Unidos tem por protagonista... um cavalo. É verdade que não se trata de uma vulgar pileca: Barbaro, um puro-sangue de três anos de idade, avaliado em cerca de 25 milhões de euros, era para muitos entendidos das corridas o melhor exemplar a pisar as pistas em meio século. Agora, com a tripla fractura na perna direita traseira, sofrida no último sábado, a sua esperança mais optimista é acabar os dias numa quinta de reprodução.
A ascensão e queda deste corredor de nome sugestivo tem todos os ingredientes da tragédia clássica: há uma semana, Barbaro era a grande esperança dos amantes da modalidade. Depois da esmagadora vitória no clássico Kentucky Derby, ninguém duvidava da sua capacidade para juntar ao currículo as Preakness Stakes e Belmont Stakes, atingindo a mítica Triple Crown, o grand slam das corridas de cavalos na América.
O sonho de assistir a uma proeza só alcançada por onze puros-sangue em quase 90 anos - e que nenhum consegue repetir desde 1978- acabou, num passo em falso, na primeira volta do Preakness Stakes. Barbaro foi o último a aperceber-se da tragédia. Movido pela adrenalina, ignorou a dor e os esforços do jockey Edgar Prado para o imobilizar, mantendo o galope durante algumas dezenas de metros. O suficiente para agravar consideravelmente a lesão.
O que se seguiu poderia ser comparado à cobertura mediática da tragédia de uma estrela de Hollywood: do resgate numa ambulância especializada em pleno hipódromo, à vigília angustiada do proprietário, Roy Jackson, durante as cinco horas de cirurgia, este domingo, todos os esforços para salvar o puro-sangue foram acompanhados, em tempo real, por milhões de norte-americanos. Nas notícias de ontem, da CNN ao New York Times, um dos grandes destaques era a boa nova: "Barbaro está a recuperar".
Com uma placa de titânio e 23 parafusos a unirem-lhe os ossos desfeitos, carregado de sedativos e antibióticos administrados por via intravenosa, o puro-sangue apresentava-se ontem invulgarmente em forma. Para além de já se conseguir apoiar na perna partida - progresso essencial para evitar complicações futuras nos outros membros-, Barbaro alimentou-se normalmente. Mais auspiciosa ainda foi a revelação do seu treinador, Michael Matz, segundo o qual o cavalo terá mesmo chegado a "flirtar" com as companheiras do sexo feminino, na unidade de cuidados permanentes do hospital de animais da Universidade da Pensilvânia.
Mas os especialistas mantêm-se cautelosos, atribuindo-lhe 50% de hipóteses de sobreviver. Demasiadas coisas podem ainda correr mal, desde uma nova fractura, num movimento brusco, ao desenvolvimento de infecções nos órgãos internos.
A evolução tecnológica aumentou as esperanças de recuperação deste tipo de lesões. Após a cirurgia, Barbaro foi imerso numa piscina para poupar as pernas e evitar lesões internas (devido ao seu peso, os cavalos não podem passar muito tempo deitados). Mas os médicos reconhecem que raramente se deparam com casos tão graves. Até porque a maioria dos animais são abatidos.

in Informação Online

Cavalo Puro Sangue Inglês

Cavalos de muita finura, beleza e grande classe, com altura média de 1.60m, perfil reto ou levemente ondulado, fronte ampla, olhos grandes, narinas dilatadas, orelhas médias, pele fina, cernelha destacada e musculosa, dorso reto comprido e lombo curto, garupa inclinada, peito estreito e torax profundo. Espádua inclinada, membros fortes de joelhos baixos e canelas curtas. Pelagem de preferência uniforme, castanha, alazã ou tordilha.
Aptidões:Corridas planas ou com obstáculos, saltos, dressage( adestramento) e Concurso Completo de Equitação.

terça-feira, 17 de março de 2009

Rodrigo Pessoa - pequena biografia


Rodrigo Pessoa nasceu em Paris, a 29 de Novembro de 1972 é um cavaleiro brasileiro.
Rodrigo Pessoa é filho de Nelson Pessoa, renomado cavaleiro brasileiro. Hoje, Rodrigo é um dos maiores representantes do hipismo brasileiro no mundo, sendo detentor de quase todos os prêmios de prestígio no cenário mundial.

Salto de Obstáculos - Regras


A prova de saltos de obstáculos é uma competição em que tanto o cavalo como o cavaleiro são avaliados, segundo certas regras durante um percurso de saltos.

Regras de competição:
-Estas provas têm o objectivo de demonstrar algumas qualidades do cavalo, como: a força, potência, obediência, velocidade e respeito pelo obstáculo.
-O vencedor da prova é o concorrente que tiver menos penalizações (pontos) e fizer o percurso mais rápido, o que somar mais pontos ou então aquele que mais se aproximar do tempo ideal, conforme o tipo de prova.
Tabela de Faltas:

Derrube - 4 pontos
1ª desobediência - 4 pontos
2ª Desobediência - eliminação
Queda do cavalo ou cavaleiro - eliminação
Erro no percurso - eliminação
Tempo excedido numa prova cronometrada - 1 ponto por cada quatro segundos
Eliminado o cavaleiro que não tiver adequadamente uniformizado toque, bota preta , camisa com gola branca, e casaca.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Raças mais conhecidas

Algumas das raças mais conceituadas, são:
- Andaluz: este cavalo é de grande presença embora não seja muito veloz, é agil e atlético. Tem um cabeça de extraordinária nobreza.
- Alter-Real:é uma raça portuguesa, natural de Alter do chão. Este cavalo é relativamente alto, o seu pescoço é curvado, musculoso, pequeno, e naturalmente alto. A cauda é de crina farta, o cropo é compacto e curto. Eles são inteligentes, sensíveis, de grande coragem e o seu caracter é próprio e inconfundível.
- Árabe: as veias deste cavalo, saltam à vista, quando este efectua um grande esforço físico, em contacto com o ar, resfriam rápidamente a circulação sanguínea. O seu focinhoé tipicamente pequeno e cónico. Os finos e ágeis lábios, provavelmente são resultado dos ralos pastos do deserto. O alto e natural carregamento da cauda, é resultado sa singular estrutura óssea do cavalo. A primeira vértebra da cauda que se liga À parte interna da garupa, é levemente inclinada para cima, ao contrário de outras raças que se inclinam para baixo.
- Bretão: o pescoço deste cavalo, é curto, grosso e arqueado. As orelhas são pequenas e móveis. A cabeça é quadrada e de perfil recto. As ancas são largas e quadradas, com musculatura acentuada, e movimentação particularmente fraca e livre. As pernas são curtas e fortes, com alguma plumagem e os pés duros, bem formados, e não muito grandes.
- Holsteiner: cavalo de grande porte, com altura média de 1,70 metros, tem uma óptima estrutura. Tem um bom carácter, mas é tempramental. As suas linhas são harmoniosas. A sua cabeça tem um comprimento médio, com perfil recto. A sua garupa e os seus membros, são bastante fortes. Tem um andamento cadenciado, elevado e extenso, possuindo uma grande potência para saltos de obstáculos.

Introdução


A razão de estarmos a criar este blog, é pelo facto de o mundo do cavalo nos fascinar, não só pela diversidade de cavalos que existe, mas também o que podemos fazer com eles, e como rápidamente nos afeiçoamos a um cavalo. Neste blog, iremos falar não só das várias raças existentes, como iremos tambem falar do seu aparecimento, curiosidades, eventos, cavaleiros famosos e da maneira como um cavalo pode ajudar uma pessoa.